(…) Chegamos cansados de um longo fim-de-semana, mas com um sorriso na cara e com o sentimento de dever cumprido.

“Nós somos Drave”

18 e 19 de Setembro de 2021

276 Santa Cruz do Bispo

Esta é uma atividade muito importante para o nosso Clã porque para nós é um objetivo todos os anos fazer pelo menos uma atividade em Drave. O intuito é não só desfrutar das belas paisagens da aldeia mágica, mas também mostrar aos novos elementos o ideal de serviço dando o nosso contributo a esta aldeia.  

Desta vez temos também um motivo importante que é dar a conhecer a Base da IV secção às caminheiras que nunca a tinham visitado devido ao facto de termos vivido 2 anos em pandemia e não ser possível a realização de atividades. Será para elas uma aldeia totalmente por descobrir e para nós mais uma oportunidade de receber tudo aquilo que a Drave nos tem para dar.

Sempre que partimos levamos connosco um pouco da paz de espírito que lá se vive e esse é um dos maiores tesouros da nossa Base, para além das experiências vividas e do companheirismo que nasce na convivência e no serviço.

Dia 18, Sábado

A saída da sede foi feita às 6h30 para aproveitarmos ao máximo o dia, sendo que demos início à atividade com a leitura do texto inicial e uma oração no albergue.

A chegada ao caminho de acesso a Drave foi às 10h25, sendo necessário assim pôr pés ao caminho e percorremos uma breve caminhada em direção a Drave, à qual chegamos sensivelmente às 11h00.

Quando chegamos, fomos visitar o nosso local de pernoita, os currais, e de seguida, preparamo-nos para realizar a atividade de serviço. O serviço consistiu na arrumação da loja e limpeza do local de acampamento.

Após realizado o serviço, foi hora de almoçar para recuperar energias.

Às 15h00, depois de uma boa refeição, demos início a um pequeno raid com vista a explorar a aldeia e tudo que Drave tem para oferecer. Durante a caminhada, realizamos várias dinâmicas relacionadas com o Sermão da Montanha, mais especificamente, as Bem-Aventuranças, no qual, cada um ficou responsável por trabalhar cada uma delas.

Visitamos vários locais como a Casa do Silêncio e do Fogo, passamos pela igreja e arena de fogo de conselho e, por fim, terminamos o nosso percurso com um mergulho numa lagoa, para de seguida nos prepararmos para a celebração da palavra.

A celebração da palavra que teve início às 19h00 foi organizada pelo Staff de Drave, onde todos os clãs presentes participaram. Com o belo cenário do sol a pôr-se, pudemos sentir a presença de Deus num momento de união entre os caminheiros.

Terminada a celebração, foi altura de preparar o jantar e o nosso abrigo para a noite. O dia estava a chegar ao fim e após o jantar fizemos a continuação das dinâmicas e a reflexão baseada nas mesmas. Fomos postos à prova no que toca ao conhecimento das Bem Aventuranças, tendo sido um momento de discussão e partilha de experiências que nos enriqueceu a todos. Com o fim da nossa reflexão, concluímos o nosso dia, e com uma oração demos lugar ao silêncio.

Dia 19, Domingo

Às 8h00 da manhã estávamos todos reunidos para tomar o pequeno-almoço.

Após a oração da manhã, iniciamos a avaliação das atividades realizadas no 3º e 4º trimestres e o desempenho de funções, tal como aspetos relacionados com o clã. Às 10h00 fizemos uma interrupção para visitar a loja e adquirir recordações, sendo que, depois de cada elemento comprar o que queria, retomamos a avaliação.

Com esta tarefa cumprida, seguiu-se a preparação do almoço, sendo que este foi às 12h30. Em seguida, arrumamos as nossas mochilas e o resto do material e dirigimo-nos à Casa do Silêncio para realizar o cerimonial de entrega de insígnia. A caminheira Joana Almeida recebeu a insígnia que comprova a entrada na etapa Comunidade do Sistema de Progresso.

Acabado o cerimonial às 14h30 e de mochila às costas, já prontos para partir da Aldeia Mágica, seguimos então rumo ao Porto, no qual esperava-nos uma longa caminhada até aos carros.

A chegada ao Porto foi às 18h. Chegamos cansados de um longo fim-de-semana, mas com um sorriso na cara e com o sentimento de dever cumprido. Já no nosso Albergue era tempo de avaliar a atividade ainda a quente para que nada fosse esquecido, referindo os aspetos a melhorar e a manter.

Para o ano esperemos lá voltar, para mais uma aventura, mais uma experiência na fantástica Aldeia Mágica que tem um lugar tão especial nos nossos corações.

 

Relatório realizado por: Pedro Carvalho (Guarda-material) e Sofia Relvas (Fotógrafa e ajudante secretária).

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

160 – Castelo Branco

“nesta atividade encontramos um novo significado para DRAVE – a aldeia mágica que nos rodeia” “Clã S. Gregório   Agrupamento 160 – Castelo Branco Ser

Ler mais