O Drave Rover Scout Centre (DRSC) é o espaço privilegiado para os Rovers – escuteiros na faixa etária correspondente aos caminheiros do CNE. Um centro escutista, obviamente, diferente, não só pelos objetivos, mas também pelas condições logísticas.
O isolamento e a necessária convivência com os outros proprietários implicam uma grande responsabilidade individual de quem lá vai realizar atividades.
Como anunciar a Boa Nova a uma geração satisfeita? Por onde começar? Como ultrapassar a carapaça construída em torno de cada um pela sociedade da abundância? De facto, o espírito deste tempo, caracterizado como hedonista, materialista, individualista, subjetivista, imediatista, consumista … está de tal modo arreigado na filosofia de vida dos jovens de hoje, que o grande desafio pastoral é o de descobrir um ponto de partida a que eles sejam sensíveis e um caminho significativo para eles.
É este ponto de partida que Drave pode significar. A rudeza das condições, a precariedade do equilíbrio ecológico, a beleza da natureza, o isolamento, a relação com populações com diferentes valores culturais.
A Drave, como Centro Escutista vocacionado para esta etapa do escutismo, deveria significar um local de encontro dos caminheiros, de preparação de atividades, de valorização pessoal, de troca de ideias e opiniões, de formação, de reflexão.